jan 192018
DICAS PARA ATENDER PESSOAS DIABÉTICAS
Que é necessário atender bem ao cliente para que o mesmo volte em seu estabelecimento, é indiscutível. Ter um fator diferencial para atrair mais clientes e se destacar da concorrência, também é super importante. Então, por que não fazer um cardápio que ofereça pratos para atender pessoas diabéticas em seu restaurante?
Receitas para diabéticos

 

 Entendendo a Diabetes

Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina, que é um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue, ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. Hoje no Brasil há mais de 13 milhões de pessoas  vivendo com Diabetes, o que representa 6,9% da população. Existem alguns tipos de Diabetes, os principais são o tipo 1
e 2. No tipo 1 o sistema imunológico ataca equivocadamente as células beta. Logo, pouca ou nenhuma insulina é liberada para o corpo. Como resultado, a glicose fica no sangue, em vez de ser usada como energia. Esse é o processo que caracteriza o Tipo 1 de diabetes, que concentra entre 5 e 10% do total de pessoas com a doença. Já o tipo 2 aparece quando o organismo não
consegue usar adequadamente a insulina que produz; ou não produz insulina suficiente para controla a taxa de glicemia. Cerca de 90% das pessoas com diabetes têm o Tipo 2, esta  se manifesta mais frequentemente em adultos.
Receitas para diabéticos

 Nutrição para os diabéticos

Um fator importante para uma dieta para pessoas com Diabetes é consumir alimentos com baixo índice glicêmico, que são aqueles que não alteram muitos os níveis de glicose e por isso alguns exemplos de alimentos indicados para diabéticos são:

  • Aves (sem pele);
  • Peixes e carnes magras;
  • Leite desnatado ao invés do integral;
  • Queijo branco (Ricota é super indicado) ao invés de queijo gordo
    (amarelo);
  • Alimentos Ricos em Fibras Solúveis (aveia, farinha de banana verde,
    farinha de maracujá,   semente de linhaça);
  • Verduras (de preferência vegetais folhosos verdes escuros);
  • Cereais;
  • Feijão/ Lentilha/ Ervilhas;
  • Frutas in natura ao invés de suco
    concentrado de frutas.

Dicas para usar em seu cardápio

Substitua o achocolatado: A sugestão é da nutricionista e chef Flora Lys Spolidoro, da doceria Day by Diet, na capital paulista: quando for preparar um bolo, troque o achocolatado da receita pelo cacau em pó. Dessa maneira, além de tornar a sobremesa muito mais saborosa, você assegura uma coloração bonita e ainda economiza nas porções açucaradas que alguns produtos costumam trazer.
Cítricos: Frutas como a laranja e o limão são grandes estrelas da cozinha diet pelo sua quantidade expressiva de ácido cítrico.
doce para diabéticos
Claras: Retire um ovo inteiro da receita e, no seu lugar, acrescente duas claras. É que a parte branca dos ovos interfere na consistência, tornando as preparações mais aeradas. Sem contar que ela incrementa o preparado com proteína de excelente qualidade e, o que é melhor, reduz seu teor de colesterol.

Emagreça a receita: para reduzir o teor de gordura, é possível substituir parte do creme de leite por uma mistura de leite desnatado (uma xícara), amido (uma colher) e margarina light (uma colher). Esses ingredientes devem ser cozidos até atingir o ponto de creme.

Aveia: Esse cereal possui um tipo de fibra chamado betaglucana, que é capaz de arrastar o colesterol para fora do organismo.


Farelo:
Esse ingrediente, que pode vir de cereais como o trigo, ajuda a equilibrar as taxas
de açúcar no sangue graças à sua enorme quantidade de fibras.

Doce De Leite Diet: Pode ser encontrado em qualquer supermercado. Uma dica, para o doce de
leite diet ficar com textura de recheio de bolo, é juntar com pudim de caixinha diet sabor baunilha e preparar o pudim seguindo as instruções da embalagem e depois misturá-los para incrementar a massa.

Receitas para diabéticos

Fermento Certo: Quando a receita não leva açúcar, é importante contar com um fermento químico bastante eficaz, busque um ingrediente que consta no rótulo: pirofosfato de sódio. Essa substância aparece sempre ao lado do bicarbonato.

Tempere Com Ervas: Não bastassem realçar as preparações e tornar tudo muito mais saboroso, alguns temperos oferecem compostos que zelam pela integridade das células e combatem
inflamações e, por isso mesmo, não podem ficar de fora da dieta do diabético.

Vinagrete: Troque molhos engordurados por uma receita de cebola, pimentão, ervas e vinagre com um fio de azeite, o popular vinagrete que pode ser servido com sanduíches preparados com carnes magras, rosbife ou pastas frias e patês.

Receitas para diabéticos
Gostou da nossa dica? Esperamos que as dicas de hoje tenham sido úteis para você, e, se você conhece mais alguém que poderia achar este conteúdo importante, compartilhe! Uma pequena ação pode gerar grandes impactos.

Reader Comments

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *