fev 022018
DICAS PARA UM CHURRASCO IMPECÁVEL
Mais do que uma refeição, o churrasco é considerado por muitos um evento social e, por isso, sempre tem seu espaço no cardápio de qualquer brasileiro, reunindo amigos e familiares em torno de carnes preparadas na brasa.  Porém, existe alguns cuidados básicos e, por isso, juntamos dicas especialistas no assado e separamos alguns segredos para lhe ajudar a oferecer um churrasco impecável.

churrasco

1. Planeje bem o churrasco. Assim como em qualquer refeição, o churrasco precisa de um planejamento completo para ser um sucesso. Tenha isso em mente no momento de acender o carvão.

2. Para que ele esteja pronto para grelhar suas carnes, é necessário de, no mínimo, uma hora de contato com o fogo, quando o carvão ganha uma coloração branca (ou cinza). Só então estará no ponto de receber sua carne. E lembre-se de que pode levar mais de uma hora para a carne chegar no ponto ideal de consumo.

3. Não é recomendado utilizar álcool líquido para acender o carvão, pois ele produz uma chama brusca e temporária. Atente-se também para a quantidade de carvão utilizada, em demasia. O ideal é colocar todo o conteúdo do saco em um canto da churrasqueira, deixando apenas uma pequena parte sob o espeto ou grelha e ir trazendo, aos poucos, mais carvão ao centro quando necessário.

4. O sal grosso é o principal tempero utilizado em churrascos, porém na hora de salgar o alimento, não faça uma cama de sal grosso porque isso fará com que a carne se desidrate e perca seu sabor. É possível também explorar outros temperos que, combinados com o sal grosso, podem dar muito certo em suas carnes. Lembre-se sempre de colocar o sal primeiro na carne, esperar um tempo para que ele seja absorvido, para depois acrescentar os outros ingredientes. 

5. Compre as carnes em um açougue de confiança. Uma picanha, por exemplo, dificilmente possui mais de 1,1 kg. Se a peça vendida é mais pesada do que isso, provavelmente traz uma parte de coxão duro.

6. O segredo do sucesso ao fazer um churrasco é saber explorar bem as técnicas de grelha das carnes. Dessa forma, é possível garantir a maciez, suculência e sabor das peças. De maneira geral, colocam-se as carnes bem próximas da brasa do carvão por um período bem curto, de 5 a 15 minutos, para selar sua superfície e evitar que o interior resseque durante o preparo. Para quem gosta de uma carne mal passada, esse inclusive pode ser o ponto ideal de alguns cortes. Para carnes mais grossas ou mais bem passadas, é necessário transferir as peças, depois de seladas, para um espaço na grelha mais distante do fogo, para que ela grelhe de maneira homogênea.

7. É importante ter cuidado com as labaredas de fogo, causadas geralmente pelas gotas de gordura que podem pingar na brasa. Não jogue água para apaga-las e correr o risco de perder a brasa, opte por jogar cinzas de um churrasco anterior ou um pouco de areia para conter a altura do fogo.

xxxPrefira o carvão de eucalipto. Além de segurar a brasa por mais tempo, é a opção mais ecológica, emitindo menos fumaça.

8. Quando a grelha estiver quente o bastante, inicie pelas linguiças. A gordura derretida das peças ajudará a manter o fogo aceso e na altura certa para as carnes que virão depois.
9. Vire as carnes apenas uma vez. Espere que o sangue comece a aparecer em maior quantidade na parte superior e, então, inverta o lado com a ajuda de um pegador. Evite furar a peça.
Caso vá assar um filé mignon, essa carne é mais sensível e precisa de um calor forte. Coloque a mão a 15 cm da brasa e tente contar até quatro. Essa é a intensidade recomendada para esse corte, para todos os outros tipos de carne, o ideal é fazer o mesmo procedimento, mas a contagem deve ser até cinco.
10. Para saber qual quantidade comprar, recomenda-se cerca de 400g de carne por pessoa. Depois de somar o número de participantes do churrasco, você divide o volume total de carne calculado entre os tipos de peça que pretende comprar. Por exemplo: um churrasco para 10 pessoas deverá preparar cerca de 4kg de carne, podendo esses 4kg serem divididos em 1kg de picanha, 1kg de fraldinha, 1kg de frango e 1kg de linguiça. No entanto, se o seu churrasco irá durar o dia todo, dobre a quantidade. Entre 700 e 800g por pessoa deverá ser o ideal.

11. A picanha costuma ser a grande protagonista quando o assunto é churrasco. É uma das partes mais macias e suculentas do boi, e por isso merece atenção especial. Antes de colocar sobre o fogo, faça cortes na mesma direção da fibra, o que deixará a picanha ainda mais macia. Por ser uma peça grande, corte em três partes para acelerar o processo e tempere a peça apenas sal grosso, ou se preferir algum tempero pronto. Comece assando a picanha com a capa de gordura para cima por alguns minutos na parte mais quente da churrasqueira. Isso fará com que a gordura se derreta e deixe a peça mais suculenta. Ao virar a peça, mova-a para o lado menos quente. Isso reduzirá as chances de estragar a carne.

Dicas para um churrasco impecável

12. Experimente alimentos diferentes. Peixe defumado é uma opção excelente. Escolha um peixe de carne mais firme. Sardinha, tainha, truta e salmão são excelentes opções. Tempere com pimenta, limão e sal. Frutas e legumes também podem ficar bem saborosos na churrasqueira. Aposte em pêssegos, abacaxis, cebolas, tomates, batatas, berinjelas etc.

Gostou da nossa dica para um Churrasco perfeito? Tem alguma dica além das que citamos aqui? Então compartilhe com a gente nos comentários!

Reader Comments

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *