jan 252018
ENTENDENDO AS ESTRELAS MICHELIN
Todos os anos, vários restaurantes são premiados com as estrela Michelin, que se trata de uma das classificações mais importantes no mundo da gastronomia. Para se ter uma noção da importância da classificação por estrelas, perder uma pode significar a falência do restaurante. Já a sua conquista pode coloca-lo no mapa da gastronomia mundial.
estrela michelin

Como Surgiu:

O Guia Michelin é um guia turístico publicado pela primeira vez em 1900 por André Michelin, um industrial francês fundador da Compagne Générale des Éstablissements Michelin, a fabricante de pneus conhecida como MICHELIN. O guia objetivava promover o turismo para o crescente mercado automobilístico, criando um roteiro que reunisse um grupo de restaurantes e hotéis de qualidade para o público alvo. Assim, André Michelin pretendia criar um elo afetivo com o
mercado de pneus.
O guia Michelin foi ganhando proporções inesperadas e se tornou o principal indicador dos melhores restaurantes e hotéis da França e, depois, do mundo inteiro. Desde que existe a classificação por estrelas, a pontuação máxima que um restaurante pode atingir é a de 3 estrelas, o que significa que o restaurante possui uma cozinha de luxo e irrepreensível.
estrela michelin

O Guia Michelin

Atualmente a Michelin possui quatro guias gastronômicos: O gourmand, sendo exclusivo para
restaurantes franceses; o verde distingue o turismo para patrimônio cultural e arquitectónico; o prático é um guia de bolso com informações essenciais sobre cidades; e finalmente o vermelho, que é o mais importante da marca e distingue os melhores restaurantes do mundo inteiro. Todos os anos, os restaurantes são avaliados minuciosamente para ver se cumprem os critérios para conquistar ou perder na classificação. Ganhar três estrelas é uma tarefa difícil, visto que para isso, o restaurante tem que beirar a perfeição.

A Classificação das Estrelas

As estrelas são definidas mediante visitas dos 12 inspetores do chamado guia vermelho, que avaliam, entre outros critérios, a qualidade dos produtos, os sabores, a criatividade, a regularidade da cozinha e a relação entre a qualidade e o preço.
Antes de serem colocados nessa função, os agentes passam por um período de treinamento que varia de seis meses a um ano, acompanhando um inspetor mais experiente em avaliações pelo mundo, para que aprenda a identificar o mesmo nível de qualidade em qualquer lugar.
Os restaurantes não são informados da presença dos agentes do guia durante a refeição, uma vez que estes atuam de forma anônima e comportam-se como clientes regulares. Em alguns casos, quando é preciso conhecer a cozinha ou recolher alguma informação extra, os agentes se identificam, mas só após a avaliação e o pagamento da conta. O número de visitas depende do restaurante,
caso o estabelecimento seja um candidato a ganhar estrelas, pode receber até quatro visitas de diferentes inspetores ao longo do período de avaliação, que vai de março a dezembro.
Um filme chamado BURNT (“pegando fogo” no Brasil), estrelado por Bradley Cooper, mostra alguns hábitos desses inspetores, de forma a não haver distinção entre os candidatos. Eles comem aos pares, chegam por volta de 19:30, onde um dos inspetores pede o menu de degustação e o outro à carta, um pede água e o segundo pede vinho, e o relato mais interessante do filme é que os agentes deixam um garfo no chão (não jogam para não fazer barulho) para
medir a atenção dos funcionários do estabelecimento. Segue o significado do número de estrelas para melhor entendimento:
 
Uma estrela:
Restaurante muito bom na categoria a qual pertence, oferecendo cozinha
preparada para um padrão consistente e alto, vale a ida.
Duas estrelas:
Restaurante com excelente cozinha e pratos cuidadosamente elaborados, com uma excelente
qualidade. Vale a pena um desvio na rota para visita-lo.
Três estrelas:
Indica uma cozinha excepcional, onde os clientes comem extremamente bem. Pratos
característicos e executados com precisão, vale uma viagem especial para visita-lo.
O Japão atualmente é o país com a maior quantidade de estabelecimentos
que possuem 3 estrelas, seguido por França e EUA respectivamente, como países
que possuem o maior número de restaurantes premiados.Você já tinha ouvido falar das Estrelas Michelin, antes de ler este post? Deixe seu comentário, dizendo a sua opinião sobre esta premiação tão conceituada no mundo dos Chefs.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *