abr 192018
CONHEÇA OS DIFERENTES TIPOS DE VINHOS
Criamos esse post para as pessoas que gostam de tomar um bom vinho, saberem diferenciar o tipo de vinho que está tomando e poder procurar o que mais gosta na hora de comprar.
vinho2 - CONHEÇA OS DIFERENTES TIPOS DE VINHOS

CLASSIFICAÇÃO DOS VINHOS

De forma geral, os vinhos são classificados de acordo com a cor, classe e teor de açúcar.

Por Classe: 

De mesa – É o vinho que possui graduação alcoólica de 10 a 13 GL, e se classificam em finos, nobres, vinhos especiais, vinhos comuns e frisantes ou gaseificados;

Leve – Possui graduação alcoólica entre 7 a 9,9 GL;

Champanhe – É o vinho espumante, resultante de uma segunda fermentação alcoólica e apresenta uma graduação alcoólica de 10 a 13 GL;

Licoroso – Pode ser doce ou seco, com uma graduação alcoólica de 14 a 18 GL;

Composto – É o vinho com graduação alcoólica entre 15 e 18 GL, obtida pela adição de plantas amargas ou aromáticas, substâncias de origem animal ou mineral, álcool etílico potável e açucares. São por exemplo o vermute, o quinado, a jureba, o gemado e a ferroquina.

VINHO5 - CONHEÇA OS DIFERENTES TIPOS DE VINHOS



Por Cor:

Tinto – Obtido a partir de variedades de uvas tintas, onde a tonalidade depende do tipo de fruto e maturidade.

Rosado – Elaborado através de uvas tintas, porém após um breve contato, as cascas que dão pigmentação ao vinho são separadas. Pode também ser produzido pela mistura de um vinho branco com um vinho tinto.

Branco – Tem sua produção feita a partir de uvas brancas ou tintas, e a fermentação é realizada com a ausência das cascas.

vinho1 - CONHEÇA OS DIFERENTES TIPOS DE VINHOS

Pelo Teor De Açúcar:

Seco – Possui até 5 gramas de açúcar por litro;

Demi-Sec (Meio doce) – Possui de 5 a 20 gramas de açúcar por litro;

Suave – Possui mais de 20 gramas de açúcar por litro.

TIPOS DE VINHO

Carbenet Sauvignon

Vinho originado em Bordeaux na França e responsável pelos melhores rótulos do mundo, seu fruto é resultado do cruzamento das uvas “carbenet franc” e “sauvignon blanc”, possui bastante consistência e é conhecida como a rainha das uvas tintas.

Malbec

Também com sua origem em Bordeaux, França e produzido na França, Argentina e Chile. Possui cachos e bagas de tamanho médio e sua base de uvas é responsável pelos melhores vinhos tintos produzidos na Argentina.

malbec - CONHEÇA OS DIFERENTES TIPOS DE VINHOS

Merlot

Mais um vinho com origem em Bordeaux e produzido na França, norte da Itália, Estados Unidos, Chile, Austrália, Nova Zelândia, Argentina e Brasil. Possui cacho de tamanho médio e bagas pequenas. É similar ao Carbenet Sauvignon, porém é mais suave e possui um sabor mais macio e aromas mais frutados.

Bordeaux

Este vinho é o resultado da mistura de cinco tipos diferentes de uvas (carbenet sauvignon, merlot, carbenet franc, malbec e petit verdot), o que permite uma imensa variedades de harmonizações.

Carbenet Franc

Produzido na França, Argentina, Austrália, Estados Unidos e Nova Zelândia. Sua uva tem cacho médio e é a terceira mais importante de Bordeaux.

Tannat

Produzido no Uruguai, França, Brasil, Itália e Austrália. É um vinho geralmente ácido, que se for se for envelhecido em barrica de carvalho, torna-se mais suave e mais agradável. Possui uma coloração intensa e é considerado o vinho emblemático do Uruguai.

vinho3 - CONHEÇA OS DIFERENTES TIPOS DE VINHOS

Porto

O vinho do porto é o mais conhecido dos chamados vinhos fortificados. Possui um maior teor alcoólico, resultado de adição de aguardente, que interrompe o processo de fermentação. É possível encontrar uma extensa gama de vinhos do porto, com diferenças de sabor e aroma, que variam de acordo com o tempo e o tipo de envelhecimento.

781 vinho porto messias ruby 750ml 2 - CONHEÇA OS DIFERENTES TIPOS DE VINHOS

Pinot Noir

Originado em Borgonha, na França, e é produzido na França, Itália, Chile, Nova Zelândia e África do Sul. É reconhecido por sua qualidade como vinho base para a elaboração de champagne e espumante. Tem seu fruto ovalado com casca ligeiramente grossa, e por ser uma uva inconstante e difícil de cultivar e vinificar, pode gerar vinhos inexpressivos como muito complexos.

Sangiovese

Vinho de origem na Toscana, na Itália, é produzida nos Estados Unidos, Argentina, Austrália e Itália. Trata-se da variedade mais plantada na Itália e a base dos principais vinhos da região.

Syrah

Originado em Rhône, também na França e produzido na Itália, Austrália, Chile, Argentina, África do sul e Itália. Seu cacho é de tamanho pequeno e médio, e as bagas são pequenas. No sul da França é usada misturada com outras uvas para produzir vinhos importantes na região.

Sauvignon Blanc

Produzido na França, Chile, Áustria, África do sul e Nova Zelândia. Tem cachos e bagas pequenos e através de testes de DNA, foi comprovado que se trata de um parente da Carbenet Sauvignon

Chardonnay

Produzido na França, Estados Unidos, Austrália, Argentina, África do Sul, Nova Zelândia, Chile e Brasil. Se trata de uma uva branca fácil de cultivar e vinificar, está espalhada em todo o mundo. Considerada a rainha das uvas brancas, é usada na produção de clássicos de alta qualidade, além de ser um importante ingrediente do champanhe.

Chardonnay 1000px - CONHEÇA OS DIFERENTES TIPOS DE VINHOS
E qual é o seu preferido?
Siga nossa Newsletter para ser o primeiro a receber nossas postagens por e-mail!


Reader Comments

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *